quarta-feira, 4 de abril de 2012

Marly Gribel:


"Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia

Este texto publicado no Blog do Altamiro Borges serve para várias análises e vêm de encontro a tudo que estamos tentando implementar nos blogs ligados à Educação no Brasil -  A " força organizada".

Estamos  hoje à mercê das elites, porque na verdade elas dominam todos os espaços e conseguem congregar seus interesses de classe de uma forma organizada, sincronizada. Enquanto os educadores permanecem perdidos, buscando o mínimo: seus direitos, estes que o Sindicato têm por dever buscar: férias prêmio, pagamento dos dias repostos, outdoors, visita às escolas. E nem isto esta turma que atualmente ocupa o poder não realiza. Coisas mínimas, pequenas, baratas - coisas que basta um encontro com a Secretária , uma pressão na mídia, na justiça e sai. Porque o principal: O piso Salarial, os recursos para a Educação à nível nacional - estes terão que ser novamente buscados, ou pela força das Leis (e isto o sindicato  vêm tentando) ou pela força da Greve.

Infelizmente, o Sind-UTE finge que o NDG não existe e porque será que finge? Por ter medo de perder o poder? de dividir o poder? Mas o poder é para ser compartilhado, dividido, descentralizado. Precisamos aprender a conviver democraticamente. Caso contrário, iremos propor desfiliação em massa e formar uma associação independente. O grupo do Euler surgiu como uma esperança - o NDG - e estamos correndo atrás dela.

Mas o NDG só pode partir das coisas simples, neste momento (por falta de dinheiro mesmo) e congregar  ações mais complexas a partir de um eixo- que será construída e que iniciará no dia 14/04.

 As mais simples estamos tentando implementar - denunciar nas redes sociais - expandir o compartilhamento à nível mundial, construir textos para serem partilhados no espaço escolar. Mas fica díficil, se estas pequenas e grandes ações não estiverem unificadas , pelo menos à priori pelos educadores em rede. E esta rede anda muito frágil - precisamos aprender/ensinar/reutilizar esta complexa máquina de congregar gente - as redes sociais.

Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia
: Por Vito Giannotti, no jornal Brasil de Fato : Hoje, ao falar em comunicação dos trabalhadores, logo aparece a pergunta sobre o papel das ..."


Fonte: http://gribelm.blogspot.com.br/

5 comentários:

  1. O texto da combativa colega Marly Gribel nos faz refletir sobre a importância da comunicação nesta luta desigual contra as elites e seus governos.

    De fato, como observa Marly, é preciso que aprendamos a lidar melhor com as redes sociais e com outros meios de comunicação. Temos limitações, de tempo, de financiamento, mas podemos superar essas debilidades com um trabalho coletivo, organizado, auto-organizado.

    No seu brilhante texto, Marly faz referência, de forma muito generosa, ao "grupo do Euler", rsrs. Claro que se trata de uma força de expressão da nossa combativa colega, somado à enorme generosidade. O NDG somos todos nós - e a Marly está seguramente entre as principais lideranças deste nascente movimento. Na nossa forma antiga de homenagear os guerreiros do NDG com patentes, seguramente a colega Marly receberia a patente de comandante, ao lado do nosso guerreiro João Martinho.

    Mas, a par da relação fraternal entre os educadores que se consideram parte do NDG - e que nos permite tal forma jocosa de abordar os temas -, o importante mesmo é destacar os desafios que temos pela frente. Urge a necessidade dos profissionais da Educação de Minas e do Brasil se organizarem melhor, apropriando-se de meios mais ágeis de comunicação, para encaminhar as ações coletivas. Na Justiça e nas ruas.

    O texto da colega Marly praticamente abre o debate do encontro do NDG, previsto para acontecer no dia 14.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    ResponderExcluir
  2. Mestre das palavras que enaltece Minas Gerais! Você é o nosso comandante , concordo com a professora Marly , você nos deu força, faz acreditar no futuro!São dois grandes guerreiros lutando pelo ideal de uma classe, juntos seremos milhões!
    Clarice Betim

    ResponderExcluir
  3. Ouvi em uma das escolas onde trabalho, que esse tal "NDG" quer ser o que não é,pois ficar atrás de um computador escrevendo textos lindos, é fácil, O difícil era contratar e pagar advogados,é bancar financeiramente uma grave. Não sei não, mas acho que o ciúme está no ar. Penso que o ideal é unir todos, Afinal o objetivo é um só.

    Abraços Dalgiza

    ResponderExcluir
  4. Companheiros do NDG fui promovida a uma patente( a de comandante) Quanta honra! vindo do Comandante-em-chefe Euler Conrado.Feliz!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo Apr 4, 2012 07:02 AM função do sindicato contratar os melhores advogados do brasil, função do sindicato financiar a greve, arrecadar dinheiro (pelo que sei quem fez isso foi o Euler com a ajuda da categoria)Se você ajudar divulgando nas redes de todas as formas conseguiremos o piso!
    um abraço e reflita pois quem hoje comanda o sindicato nos vendeu!
    Tirou sonhos e deixou o professor mais doente e cansado!
    O NDG está lutando por toda categoria!
    Anderson

    ResponderExcluir