domingo, 15 de abril de 2012

Encontro de lideranças do NDG: o primeiro passo foi dado e a criança nasceu. VIVA!

  Marly Gribel | domingo, 15 de abril de 2012 |
REUNIMOS de maneira informal para um primeiro encontro de lideranças de várias regiões do Estado para  gestar(nascer) aquilo que que até então era um movimento iniciado na greve e que hoje apresenta uma nova perspectiva de renovação  contra tudo  que está aí: sindicato caduco, antiquado e fora de qualquer contexto para uma luta eficaz e de classe, diante do avanço das forças organizadas  oligárquicas burguesas contra os trabalhadores em todo o Brasil- educação, saúde, construção civil, camponeses, entre outros.

O encontro foi na sede de um sindicato da construção civil- O MARRETA, por sinal, local muito adequado para o encontro: o início de tudo está na base, na construção diária,  tijolo por tijolo, dito de forma muito pertinente por um membro da construção civil.

Dentro do meu tempo de fala abordei duas questões que estão colocadas de uma forma muito clara e contudente no Estado de Minas Gerais: a inoperância do sindute que não consegue aglutinar nada de concreto para a categoria e o desrespeito do governo com a Educação . A ausência de respeito é tamanha que nem as leis previstas na Magna Carta e no Estatuto do magistério são respeitas : Direito ao Piso Salarial, tempo extra classe, férias prêmio,  pagamento das reposições dos dias trabalhados da greve de 2011 e violência no interior das escolas.

 Enfim, o Estado de Direito começa a desaparecer em Minas de uma forma organizada e planejada: O Piso é solapada da maneira mais cruel, após 112 dias de greve e com documento assinado de comprometimento e tudo mais. O tempo extra-classe desrespeitado e em seu lugar o aumento de horas de trabalho com a utilização do chamado módulo II- que nada mais é que aumento da carga horária no local de trabalho. Neste espaço não são oferecidos ferramentas para que o professor construa atividades, visto que a maioria das escolas não dispõe de computadores para este fim e esta é uma das nossas principais ferramentas do trabalho diário. Nem os tablets anunciados pelo Ministro da educação ainda chegaram para compensar as perdas e danos da Educação mineira neste espaço vazio de sobrecarga de trabalho.

Quanto a inoperância do Sindicato:

Fica evidente a incapacidade deste grupo, todo formada por uma única corrente- a "Articulação", que gasta fortunas com encontros em Hotéis caros como o Royal Center, faz  Congressos caríssimos em Araxá, e atualmente convoca a categoria para um encontro em Tiradentes para lançamento da 13ª Semana Nacional em defesa da Educação. Inclusive fizeram manifestação na ALMG sem comunicar ninguém, nem as subsedes- pelo menos não consta lá no site das subsedes ou envio  por mala direta da "intenção"- o panelaço ou a bagunça empreendida no I encontro do Fórum Nacional. Foi ideia isolada do grupo Articulação e que ideia..... Eu, particularmente, achei aquela ação horrível, pouco construtiva e atestado de burrice frente ao povo- deve ser aquelas ações secretas do Sindute- decididas por eles e para eles.

Quanto as nossas ações desenhadas no I encontro-


  •  apresentar para a Direção atual, na cidade de Tiradentes,  dia 21/04 documento de solicitação para instalação de outdoors e propaganda eficaz nos meios de comunicação, de esclarecimento da nossa real situação para os mineiros. Este não é um anseio isolado do NDG mas de toda a categoria. E diante dos gastos apresentados acima, com certeza devem ter dinheiro para bancar isto aí.



  • Outro ponto abordado- O Sindute disponibilizar suprimentos para venda: camisetas, adesivos, bonés etc, via site de compras ou via subsedes.

Pontos a serem construídos e que não foram devidamente amarrados: 


  •  Articular junto a base uma Nova direção sindical, disputando inclusive as próximas eleições/ ou desfiliação em massa e viabilização de uma Associação de profissionais da Educação. Esta proposta não foi definida ainda  (mas, caso ocorra a disputa pela Direção creio que teremos que criar um fundo - uma conta- para disponibilizar a locomoção dos nossos futuros candidatos.) Espero que uma das primeiras cidades a ser visitado pelo comandante Euler seja Montes Claros.
  • Discutiu-se também a ampliação da discussão nas redes sociais com o envolvimento de alunos, comunidade, associações de bairros e sindicatos em geral. Este trabalho, cartilha, será construído ao longo do ano por diferentes ações. Em breve , disponibilizarei uma forma simples de trabalhar nas redes sociais com alunos e professores. Esta ideia ou vídeo será divulgada nas redes sociais e nos blogs. 



Por fim,  destacar que concordo plenamente com o professor Euler no seu texto:" o socialismo que pretendemos neste momento de opressão e exclusão social é muito simples: o direito ao Piso e tempo extra-classe, às condições adequadas de trabalho, a real democratização dos espaços escolar e na comunidade". 



Já fomos  mais respeitados, já tivemos gestores mais democráticos e salários melhores e a sobrecarga de trabalho era menor. Hoje estamos sendo triturados por este governo crudelíssimo do PSDB, que quer nos conduzir como gado. Falo isto com propriedade, pois trabalho neste Estado há 26 anos.

7 comentários:

  1. Parabéns MARLY, EULER E TODO NDG!
    ESTAMOS COM VOCÊS!

    ResponderExcluir
  2. NDG,os trabalhadores da educação dos grotões de MG estão com vocês.
    Fomos esquecidos pelo sindute por todo esse tempo, agora com a internet e este blog vamos fortalecer nosso grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o governo está querendo,parece que já conseguiu.A divisão do grupo.Isto é muito bom para o Estado .A nossa luta é por um piso salarial.Este blog é visitado todos os dias por eles .A mobilização se faz necessário sim ,mas com responsabilidade . Por certos comportamentos que não somos respeitados e nem ouvidos .

      Excluir
    2. A ladainha de todo o conciliador é buscar a unidade. Mas que unidade?
      A máxima dessa palavra é o princípio de harmonia e coesão, mas como conseguir isso junto com esses canalhas?
      Com certeza, não será abrindo mão de princípios, ou fazendo o jogo desses que antes de conquistarem seu "lugarzinho ao Sol", diziam: "JUNTOS SOMOS FORTES!"
      Isso antes, agora que ocupam seus confortáveis cargos, voltam com essa ladainha de unidade, não existe unidade sem princípio, é vergonhoso fazer o jogo da conciliação de forma "avançada", tentando colocar todo o peso da traição, sobre os ombros de quem se levanta para lutar. Também é vergonhoso ser um educador e achar que irresponsabilidade, é sinônimo de buscar a organização da classe. Esquisito esse, ou essa que faz tal afirmação, não acham?
      Companheiros do NDG, devemos seguir firmes e coesos, apenas com um objetivo: DERRUBAR do trono esses canalhas oportunistas e mostrar para eles, que não estamos dividindo, pelo contrário: ESTAMOS SOMANDO, basta ver que, quem diz o que temos ou não de fazer, é a classe e não uma cúpula burocrática e contaminada até a medula com esses governantes - leia-se SINDUTEMG.
      Saúdo os companheiros e companheiras do NDG e digo:
      O PESADELO DESSES TRAIDORES, APENAS COMEÇOU!

      PARABÉNS!!!

      Excluir
  3. AnônimoApr 17, 2012 03:47 AM você deve ser do grupo articulação! ÓTIMO, queremos mesmo que o governo leia ,VISITE, RELEIA pois nasceu um novo GRUPO para destruir o governador, GAZOLLA, RENATA OS 51 CARNEIROS E QUEM CRUZAR NOSSO CAMINHO!

    ResponderExcluir
  4. Destruam mesmo este grupo articulação , bando de ladrões vendidos! quem com porcos se mistura farelos come!

    ResponderExcluir
  5. Também estive em BH. Achei válido tudo o que foi dito e discutido. Agora é cobrar do Sindicato aquelas ações que não podemos fazer por falta de dinheiro: outdoor, camisas, bolsas bonés, adesivos, etc. Porém o que nos é possível fazer, devemos SEM PERDA DE TEMPO EXECUTAR.
    Uma das coisas que fiz foi trabalhar o texto escrito por Euler, na quarta-feira que antecedeu o feriado de Páscoa, aquele da "D.Maria".Saiba que deu muito certo. Os alunos participaram, se indignaram. Penso ser este o caminhpo para politizá-los um pouco mais. Dalgiza de Divino

    ResponderExcluir